top of page

O que é o Tarô?

DE ONDE, COMO, E O QUE É O TARÔ?

Muito utilizado desde as épocas antigas, o Tarô, ou Tarot, vem crescendo muito e sendo conhecido ao redor de todo o mundo. Se engana quem pensa que para saber interpretar e ler suas cartas, precisa de algum "dom especial", o tarot nada mais é do que muito estudo para a correta interpretação das cartas. O Tarot não está ligado a nenhuma religião e nenhuma crença, sendo um oraculo de fácil acesso a qualquer pessoa, visto que atualmente existem diversos cursos pagos e gratuitos que ensinam e formam inúmeros tarólogos qualificados para fazer a leitura das cartas. Antigamente, apesar de ser muito famoso, era também muito desacreditado, pois achavam que era apenas uma façanha para que os ciganos pudessem ganhar dinheiro em festivais. Ao decorrer do tempo, sua veracidade foi comprovada através de pesquisas e estudos sobre o Oráculo.

ORIGEM DO TARÔ

tarot viscond.jpg
Tarot de Visconti - Sforza

O Tarô surgiu em meados de 1440, porém muito diferente dos tarôs que conhecemos hoje em dia, as cartas não continham nomes nem números, apenas sua linguagem simbólica, assim como o tarô de Visconti – Sforza produzido em Milão. Apenas após 100 anos que começaram a ser fabricadas as cartas com nomenclatura ou apenas numeração.

O tarô não seguia um padrão de quantidade de cartas, alguns continham 97 lâminas (Tarô de Minchiate), outros, por sua vez, possuíam apenas 50, como o tarô de Mantegna, até que finalmente o tarô começa a tomar forma definitiva na Europa, deixando o tarô apenas com 78 cartas semelhantes ao famoso baralho de Marselha, tendo sua nomeação e numeração definidas. 

Uma curiosidade interessante, é que o tarô não tinha essa denominação e nem cada cartas tinha o nome de Arcano. Já foi chamado de ludus, cartarum, naibis, tarroco ou tarochino e foi apenas em 1592 que o nome TAROT surgiu na França. 

E FINALMENTE, O QUE É O TARÔ?

O Tarô é um Oráculo que possuí um conjunto de 78 cartas, separadas por 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos menores. Sua maior utilização é para fins esotéricos e até para terapias alternativas, pois além de ser um Oráculo divinatório, seu maior foco é no autoconhecimento. Existem inúmeros modelos de tarô, que variam muito suas ilustrações, porém o simbolismo e significado sempre se mantem o mesmo. Porém não se engane, tarô mesmo, só se conter as 78 cartas, baralhos que não possuem essa característica não é tarô

 

OIP_edited.jpg
Carta A Morte - Tarô Mitológico
eis027-taro-das-bruxas-livro-e-cartas-ca
Carta A Morte - Tarô das Bruxas

Vemos facilmente as diferenças visuais de ambas cartas, porém a linguagem do tarô é universal, ou seja, se aprende a interpretar um baralho, conseguirá ler todos os outros. Uma grande dificuldade do tarólogo iniciante, é saber e escolher com qual tipo deve aprender a jogar. Uma vez que vemos que sua linguagem é universal, não existe um baralho de melhor compreensão, sendo escolhido pelo gostou ou intuição do tarólogo.

       Cada carta de tarô representa uma etapa da jornada da vida, começando com o Mago que tem como significado o inicio, a vontade e a expectativa que tem sobre a vida, inúmeros caminhos a seguir e trilhar, finalizando com a carta do Mundo, onde já se passou pelas provações da carta O Pendurado, as percas da carta da Torre, as paixões da carta do Diabo, usou seu livre arbítrio e fez suas escolhas, assim como a carta dos Enamorados, evoluiu e conseguiu sentir a realização que a carta do Mundo trás, e assim, voltando ao arcano de número 1, para uma nova jornada de um novo ciclo. 

Falando de sua funcionalidade, o taro exige muita ética para quem interpreta suas cartas, pois em uma consulta, assuntos profundos do consulente podem ser expostos. O Oraculo se conecta a energia da pessoa que deseja consulta-lo, e então a espiritualidade nos mostra o que o consulente deseja saber por meio das cartas. Sua maior procura seria para temas amorosos, porém existe uma infinidade de assuntos que podemos abordar nas cartas. 

          

© 2024 Tarozando. Todos os direitos reservados.
bottom of page